top of page
  • Foto do escritorUrbitá

A cidade de Paris tem passado por intensas transformações urbanas, entenda o porquê


As transformações urbanas em Paris tem sido intensas desde que uma de suas principais vias de trânsito rápido se converteu em um parque linear livre de carros em 2016. A medida que tinha como objetivo melhorar a qualidade de vida e do ar de Paris era parte de um programa que mais tarde ficou conhecido como “Cidade de 15 Minutos”.


O que antes era visto como um programa de recuperação de espaços viários para outros modais (e não só o automóvel), se tornou uma vasta agenda com o objetivo de transformar a capital francesa em um lugar onde serviços, empregos e comércios pudessem ser acessados a uma curta distância. Hoje a cidade possui mais de mil quilômetros de rotas cicloviárias e conta também com esforços para ampliar a rede de espaços de lazer para pedestres.


Concebido por Carlos Moreno, professor da Faculdade de Administração da Sorbonne, o conceito da cidade de 15 minutos vem influenciando cada vez mais cidades no mundo a mudar suas perspectivas e foco ao se tratar de planejamento urbano.


A Urbitá faz parte do movimento @somoscidade, de construção de lugares para pessoas #somoscidade

bottom of page