• Urbitá

Características de um excelente lugar

Bons espaços públicos são aqueles lugares onde se realizam celebrações, ocorrem trocas sociais e econômicas, amigos se encontram e culturas se misturam. Eles também são o lugar onde interagimos uns com os outros e com as instituições presentes na sociedade. Quando esses espaços funcionam bem, eles servem de palco para nossas vidas públicas.


O QUE FAZ ALGUNS LUGARES TEREM SUCESSO ENQUANTO OUTROS FALHAM?


Ao avaliar milhares de espaços públicos em todo o mundo, a Project for Public Spaces (PPS) descobriu que, para ser bem-sucedido, eles geralmente compartilham de quatro elementos essenciais: são ACESSÍVEIS; são lugares ATIVOS onde as pessoas realizam atividades diversas por lá; são CONFORTÁVEIS e visualmente agradáveis; e, finalmente, são lugares SOICÁVEIS onde as pessoas se encontram e trazem outras pessoas para conhecer e visitar.

Para ajudar a ilustrar esses elementos, a Project For Public Spaces (PPS), criou o diagrama "What Makes a Great Public Spaces?", no qual é possível identificar diversas características de um bom espaço público.


Este material foi adaptado e traduzido para o Português pela equipe da Urbitá com o objetivo de fazer com que mais pessoas possam avaliar e identificar pontos positivos e negativos dos espaços públicos que elas frequentam.


ACESSOS & CONEXÕES

Você pode avaliar a acessibilidade de um lugar pela sua conexão com seus arredores, tanto visual quanto física. Um bom espaço público é fácil de chegar e atravessar; é visível tanto à distância como de perto. Os limites de um espaço também são importantes: por exemplo, uma fileira de lojas ao longo de uma rua é mais interessante e geralmente mais segura de se passar do que um enorme muro em branco ou um terreno vazio. Os espaços acessíveis têm uma alta rotatividade de estacionamento e, idealmente, são convenientes para o transporte público. Questões a se considerar sobre Acessos & Conexões · Você consegue ver o espaço de longe? Seu interior é visível do lado de fora? · Existe uma boa ligação entre o espaço e os edifícios ao redor, ou está rodeado por paredes brancas? Os ocupantes de edifícios ao redor usam o espaço? · As pessoas podem caminhar facilmente até o local? Por exemplo, eles precisam correr entre os carros em movimento para chegar ao local? · As calçadas se conectam com as áreas em volta? · O espaço é acessível para pessoas com necessidades especiais? · As estradas e caminhos pelo espaço levam as pessoas para onde elas realmente querem ir? · As pessoas podem usar uma variedade de opções de transporte - ônibus, trem, carro, bicicleta, etc. - para chegar ao local? · Os pontos de embarque/desembarque dos transportes públicos estão estrategicamente localizados próximos a destinos comuns como edifícios corporativos, escolas, entradas de parques, etc.? CONFORTO & IMAGEM

Se um espaço é confortável e tem um bom visual, ele tem chave para o sucesso. O conforto inclui percepções sobre segurança, limpeza e disponibilidade de lugares para sentar - a importância de dar às pessoas a escolha de sentarem-se onde quiserem é geralmente subestimada. Questões a se considerar sobre Conforto & Imagem:

· O lugar causa uma boa primeira impressão? · Existem mais mulheres do que homens? · Há lugares suficientes para sentar? Os assentos estão convenientemente localizados? As pessoas têm uma escolha de lugares para se sentar, seja ao sol ou à sombra? · Os espaços estão limpos e livres de lixo? Quem é responsável pela manutenção? O que eles fazem? Quando? · A área parece segura? Existe uma presença de segurança? Se sim, o que essas pessoas fazem? Quando estão de plantão? · As pessoas estão tirando fotos? Existem muitas oportunidades de fotos disponíveis? · Os veículos dominam o uso do espaço pelos pedestres ou os impedem de chegar facilmente ao espaço? USOS E & ATIVIDADES

As atividades são os elementos básicos para construção de ótimos lugares: são as razões pelas quais as pessoas visitam em primeiro lugar e porque continuam frequentando. As atividades e usos também são o que tornam um lugar especial ou único. Quando não há nada para fazer em um lugar, ele ficará vazio e sem uso – um sinal claro de que algo precisa mudar. Princípios a se considerar ao avaliar os Usos & Atividades de um lugar · Quanto mais atividades estiverem acontecendo e com mais pessoas participando, melhor. · Existência de um bom equilíbrio entre número de homens e mulheres. · Pessoas de diferentes idades estão usando o espaço (pessoas aposentadas e pessoas com crianças pequenas podem usar um espaço durante o dia quando outros estão trabalhando) · O espaço é utilizado durante todo o dia. · Um espaço que é usado tanto por sozinhas quanto por pessoas em grupo é melhor do que um que é usado apenas por pessoas sozinhas, porque significa que há lugares para as pessoas se sentarem com os amigos, há mais socialização e é mais divertido. · Um fator determinando para o sucesso de um lugar é o quão bem ele é administrado. Questões a se considerar sobre Usos & Atividades: · As pessoas estão usando o espaço ou está vazio? · É usado por pessoas de diferentes idades? · As pessoas estão em grupos? · Quantos tipos diferentes de atividades estão ocorrendo - pessoas andando, comendo, jogando futebol, frescobol, relaxando, lendo? · Quais partes do espaço são usadas e quais não são? · Existem opções de atividades para se fazer? · Há presença de algum tipo de administração ou é possível identificar alguém responsável pelo espaço? SOCIABILIDADE

Esta é uma qualidade difícil para um lugar alcançar, mas uma vez alcançada, torna-se uma característica inconfundível. Quando as pessoas veem amigos, conhecem e cumprimentam seus vizinhos e se sentem à vontade para interagir com estranhos, elas tendem a criar uma relação de pertencimento com aquele lugar – e aos lugares que promovem esse tipo de atividade social. Questões a se considerar sobre Sociabilidade: · Este é um lugar onde você escolheria encontrar seus amigos? Outras pessoas estão encontrando amigos nesse lugar? · As pessoas estão em grupos? Eles estão conversando entre si? · As pessoas parecem se conhecer pelo rosto ou pelo nome? · As pessoas trazem seus amigos e parentes para conhecer o local ou comentam com entusiasmo sobre as características dele? · As pessoas estão sorrindo? As pessoas fazem contato visual umas com as outras? · As pessoas usam o local regularmente e por opção? · Há uma mistura de idades e grupos étnicos no local? · As pessoas tendem a recolher lixo que produzem no local? A peça original e o artigo feito pela PPS pode ser visualizado no blog da organização:

https://www.pps.org/article/grplacefeat Redes sociais: Twitter: @PPS_Placemaking

Facebook: @ProjectForPublicSpaces

Instagram: @PPS_Placemaking

LinkedIn: /company/Project-for-Public-Spaces