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Como imaginar as principais metrópoles do mundo sem trânsito, barulho e poluição? A pandemia de coronavírus trouxe essa condição, pelo menos é o que se registra em Nova York, até então uma das mais afetadas diariamente pela tríade do caos.
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Recentemente, um artigo do jornal The New York Times apontou que o tráfego caiu 64% na região metropolitana, as pessoas voltaram a ouvir os pássaros e o ar teve uma melhora de até 35% em algumas áreas. Para autoridades e especialistas, essa é a hora de repensar a nova dinâmica que irá reger Nova York daqui em diante.
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Se já havia a ideia de impor restrições a veículos em alguns setores da cidade, agora são estudadas outra medidas, como aumentos de áreas destinadas exclusivamente a ciclistas, apenas pedestres e repensar com as empresas quem, de fato, poderia trabalhar de forma remota, sem necessidade de deslocamentos.
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Antes mesmo do coronavírus e seus efeitos, esses ideais permearam o projeto da Cidade Urbitá, em Brasília. A cidade planejada tem entre os objetivos a função de aproximar trabalho, moradia, serviços e comércio, evitando grandes deslocamentos e tráfego intenso de carros particulares.