top of page

De uma praça em desuso para destaque de paisagismo

Foto: Norbert Tukaj


A paisagem da Praça da Unidade, cidade de Kaunas, Lituânia, foi escolhida para receber um projeto ousado de requalificação urbana: partindo de uma praça em desuso que conecta uma série de edifícios históricos, o escritório de arquitetura e urbanismo 3deluxe architecture criou passeios públicos com formatos orgânicos que delineiam e dão destaque ao paisagismo, intercalando espaços de descanso, lazer e atividades físicas em uma pista de skate. Como resultado, a vegetação ora baixa e ora mais alta cria espaços mais reservados ou amplamente integrados conforme seus usos.


Foto: Norbert Tukaj


O projeto confere ainda protagonismo a um lago artificial com uma pequena queda d'água, simulando o caminho que um rio natural faria. Em dias de verão, ele proporciona frescor a crianças e adultos, que podem nadar livremente nos intervalos do trabalho ou da escola, criando um espaço de diversão e convivência para os moradores da cidade.


Nos parques, a presença da água desempenha uma função dupla: ao mesmo tempo em que tornam o ambiente mais fresco e agradável, também funcionam como um espaço de encontro e descanso para aqueles que o frequentam. Desenhar espaços onde cursos d'água possam ser implementados de forma sustentável e limpa é uma das maneira de construir cidades voltadas para pessoas – um dos valores praticados na Cidade Urbitá.


Foto: Norbert Tukaj

コメント


bottom of page