top of page
  • Foto do escritorUrbitá

Ellinikon: O maior projeto de regeneração urbana da Europa


Mais uma mega cidade do futuro tem seu projeto revelado: dessa vez, em um dos grandes centros do mundo antigo. Anunciado como “o maior projeto de regeneração urbana da Europa”, Ellinikon será uma cidade sustentável à beira-mar, a apenas vinte minutos de metrô do centro de Atenas.


O Aeroporto Internacional de Atenas foi desativado em 2001 e levou duas décadas para o governo local reunir fundos e estabelecer diretrizes para transformar os 242 hectares (600 acres) não utilizados no maior parque costeiro da Europa. O escritório de arquitetura Sasaki está liderando o projeto de transformação para criar o Parque Metropolitano Ellinikon, que contará com diversos equipamentos de uso público e um centro cultural para a cidade de Atenas.


O empreendimento ocupará uma área de seis milhões de metros quadrados de terreno, onde funcionava o aeroporto da cidade. De escritórios e hotéis a bairros residenciais, centros de saúde, escolas e instalações esportivas, a cidade também contará com sua própria marina, um vasto parque e a maior área de varejo da Europa.


Ellinikon também será equipado com tecnologia ver de ponta e contará com um parque costeiro de dois milhões de metros quadrados, além de 50 quilômetros de vias para pedestres e ciclistas, prometendo se tornar uma cidade de 15 minutos, ou seja, acessível a pé.


bottom of page