top of page

Neom: A cidade dos robôs



Já imaginou uma cidade onde não existem carros nem ruas? A Neom, anunciada pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, será uma região que abrange parte da Arábia Saudita, da Jordânia e do Egito.


O investimento de 500 bilhões de dólares tem como objetivo diversificar a economia da região, desenvolver setores de serviço público e reduzir sua dependência do petróleo. A cidade também busca maior conexão do urbano com a natureza e contará com abastecimento por energia solar e eólica, com baixa emissão de carbono. O objetivo é que seja totalmente automatizado, por isso vem sendo apelidada de cidade dos robôs, que serão responsáveis por cuidar da segurança, das entregas a curtas distâncias e dos sistemas de logística, por exemplo.


O projeto será construído do zero com novos formatos como o The Line, de 170 km de extensão e que promete um design sem ruas e sem carros, com todos os serviços a somente 5 minutos de caminhada. O projeto conta com infraestrutura e transporte de massa rápido no subterrâneo, deixando os pedestres sobre o solo. Para seus idealizadores, a Neom é uma resposta aos problemas de poluição do ar e acidentes de tráfego, que só podem ser combatidos colocando o pedestre em primeiro lugar.

bottom of page