As zonas de baixa velocidade vêm ganhando cada vez mais espaço nas cidades pelo Brasil e pelo mundo. O design ativo e a redução de velocidade são estratégias para garantir espaços mais seguros e qualificados para caminhar e pedalar.
Além de proporcionarem qualidade de vida a pedestres e ciclistas, as zonas de redução de velocidade acalmam o fluxo de veículos e são consideradas importantes ferramentas para reduzir os índices de mortes no trânsito. É comprovado que iniciativas de moderação de tráfego e velocidades-alvo de 30 quilômetros por hora trazem mais benefícios. Diminuir a velocidade dos veículos em 1,6 quilômetro por hora representa 6% menos mortes no trânsito, segundo artigo do WRI Brasil.
Exemplos dos resultados positivos de ações como essas podem ser encontrados em Recife. Na capital pernambucana, a prefeitura já entregou vias desenhadas para priorizar pedestres e ciclistas e reduzir velocidades, além de realizar faixas novas de pedestres e expandir calçadas em diversas vias da cidade.
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