A colônia de Tikal, no México, ganhou um novo polo sociocultural em 2024 com a construção do parque voltado para atividades lúdicas, recreativas e esportivas. Com uma área de quase 1200m², o parque foi revitalizado pelo Laboratório de Acupuntura Urbana, que incorporou espaços verdes e brinquedos infantis para criar um ambiente dinâmico e estimulante.
© Fernando Díaz Vidaurri
Construídas a partir de taludes ou domos de concreto e sistemas tubulares, as instalações oferecem um ambiente versátil que estimula a criatividade e promove o uso dinâmico do espaço. O projeto não apenas promove a sustentabilidade urbana, mas também incentiva a equidade social e a convivência comunitária, com áreas de descanso e recreação passiva que ampliam a acessibilidade e incentivam os encontros.
Além dos benefícios diretos para a qualidade de vida, a revitalização do parque contribuiu para a redução dos índices de criminalidade e do consumo de drogas ilícitas na região, tornando Tikal um lugar mais seguro e acolhedor para todos os seus habitantes.
© Fernando Díaz Vidaurri