top of page

Série: Cidades do futuro. Metrópoles que estão sendo criadas do zero ao redor do mundo



Chegou a vez das cidades do futuro! Cada vez mais são anunciadas metrópoles que estão sendo criadas do zero ao redor do mundo. É o caso do Distrito Empresarial Internacional (IBD) de Songdo, na Coreia do Sul, que tem como objetivo diminuir o uso de carros e substituí-los por outros tipos de transporte. A cidade está sendo construída desde 2002, com um investimento inicial de US$ 40 bilhões. O planejamento prioriza o uso de transporte público e bicicletas, além de aproximar os locais de trabalho, lazer e moradia para reduzir a necessidade de deslocamentos.


Outra cidade em gestação é a Forest City, na China, um ambicioso projeto do arquiteto italiano Stefano Boeri. Seu objetivo é tornar-se a primeira cidade totalmente ecológica do mundo. Os edifícios serão divididos por uso, com áreas para residenciais, comerciais e recreativos, todos cobertos por vegetação. A expectativa é que o volume verde possa absorver 10 mil toneladas de CO2 da atmosfera por ano e ser utilizado como habitat por aves, pequenos animais e insetos.


Cidade portuária de Colombo, no Sri Lanka. Com uma área de 269 hectares e localizada próxima à capital, Colombo, o local recebeu um investimento de US$ 1,4 bilhão por parte do governo local para sua construção. Prevista para ser concluída em 2041, ela foi idealizada para se tornar um importante centro financeiro global, competindo com outras localidades de grande apelo econômico, como Hong Kong e Dubai.

bottom of page