• Urbitá

Guia orienta sobre como fazer cidades mais atrativas para as crianças

Atualizado: Out 20



Como fazer das nossas cidades um lugar melhor para as crianças? Apesar de não haver uma solução mágica, a plataforma “Designing Streets for Kids” é um ótimo começo para encarar esta questão. A iniciativa, que faz parte do programa “Global Street Design Guide”, traz alternativas ao desenho urbano, com a possibilidade de otimizar nosso cenário atual em busca de um futuro mais infantil, lúdico e de constante aprendizado. ⠀ O guia estimula projetos urbanos focados no usuário, com design universal, mobiliário urbano de qualidade e deslocamentos sustentáveis, tudo sob uma ótica que coloca o protagonismo nas crianças, nos idosos e nas pessoas com mobilidade reduzida. No caso das crianças, o ArchDaily enumera medidas para nossos planejadores urbanos liderarem. A primeira delas é observar o mundo pela perspectiva infantil, colocando-se no lugar dos pequenos para buscar possibilidades de um design universal e eficiente para todos.

Para criar espaços mais amigáveis para as crianças, vale seguir as dicas do ArchDaily a partir da plataforma Designing Streets for Kids, colocando em prática medidas como:


1) Construir calçadas amplas e acessíveis: passeios mais largos e bem iluminados são espaços propícios para que crianças e seus familiares caminhem com mais conforto

2) Criar jardins e parques: além dos benefícios ecológicos e térmicos, as áreas verdes são ideais para o desenvolvimento motor e cognitivo infantil, com generosa possibilidade recreativa

3) Estabelecer áreas de tráfego limitado: um controle maior do trânsito e da velocidade local é capaz de preservar tanto os pedestres mais vulneráveis quanto os próprios motoristas.


Clique abaixo, para acessar o guia completo “Designing Streets for Kids”.

designing-streets-for-kids-lowres
.pdf
Download PDF • 63.63MB

Siga, curta e

Receba nossa

Compartilhe

  • icon_instagram
  • icon_facebook
  • icon_mail
  • icon_phone

Newsletter

Urbitá é um projeto da