top of page

Tratamento e despoluição de rios urbanos se torna grande desafio das cidades



De acordo com a organização internacional baseada na França World Water Council, os 500 maiores rios do planeta enfrentam problemas com a poluição. E, embora não seja tarefa fácil, oito deles foram limpos e se tornaram rios vivos cortando grandes cidades.


O Sena, em Paris (França), começou o processo de despoluição em 1960. Hoje, abriga trinta espécies de peixes. Outro exemplo está em Londres (Reino Unido), estamos falando do rio Tâmisa. Considerado impróprio desde 1610, somente em 1964 foram adotadas medidas para recuperá-lo.


Em Lisboa (Portugal), o rio Tejo foi despoluído em 12 anos. Ações como essas mostram que, quando há planejamento e investimentos de médio e longo prazos, é possível obter resultados decisivos para o ambiente e a qualidade de vida das pessoas.


A Cidade Urbitá acredita nesse tipo de comprometimento, pois vem sendo planejada desde 2008 e continuará se desenvolvendo ao longo das próximas décadas, a partir de investimentos constantes em infraestrutura, saneamento, tratamento de água e todos os cuidados necessários para garantir a preservação ambiental e a qualidade de vida das pessoas.

bottom of page