top of page

Wild Mile: Transformando o Rio Chicago em um Paraíso Urbano Sustentável

Atualizado: 15 de mar.

A organização sem fins lucrativos Urban Rivers iniciou um projeto ambicioso, mas necessário: a recuperação de um trecho de 1,5 km que permeia o rio Chicago, nos Estados Unidos, convertendo a área em um espaço com calçadões, vegetação flutuante e ações sustentáveis. Desde a inauguração da primeira parte do projeto, o local já atraiu mais de 30 mil visitantes, entre vizinhos, programas educacionais e eventos.


O projeto, denominado Wild Mile ("Milha Selvagem"), conta com apoio do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento da cidade de Chicago, que é a terceira mais populosa dos Estados Unidos com 2,7 milhões de habitantes. A ideia é que o projeto possa prosperar a longo prazo, atingindo outros trechos do rio com o objetivo de revitalizá-lo.


Reprodução: Dave Burk


As cidades mais antigas do mundo foram construídas ao redor de rios, e isso nos ensina uma importante lição sobre urbanismo: a atividade em comunidade se torna mais prazerosa e significativa quando estamos próximos da natureza. Por isso, preservar os cursos d'água e dar a eles destinações funcionais e sustentáveis é ponto-chave para construir cidades voltadas para pessoas.


Reprodução: Dave Burk

bottom of page