• Urbitá

Um quarto da população brasileira trabalha na produção de alimentos, aponta pesquisa



Você sabe qual é o caminho que um alimento percorre até chegar à sua mesa? Sua comida pode ter que viajar milhares de quilômetros para alcançar seu destino final, gerando altos custos e emissões de poluentes. Uma alternativa são as fazendas urbanas, áreas de cultivo verticais -- principalmente de hortaliças -- em bairros consolidados, bem pertinho de onde moram os consumidores.

A pesquisa “A produção de alimentos nas metrópoles brasileiras”, do Instituto Escolhas, indica que até um quarto da população das regiões metropolitanas brasileiras trabalha em atividades econômicas relacionadas ao setor, como na produção e comercialização de produtos hortifrutigranjeiros em feiras livres, restaurantes e mercados. A ideia é intensificar e fortalecer essas atividades, tendo o solo urbano como aliado.

São recomendados estímulos financeiros e técnicos aos pequenos produtores metropolitanos, garantindo acesso à água e estoques capilarizados para distribuição, para que a produção local de alimentos seja cada vez mais viável e sustentável, acessível no preço e sem agrotóxicos.

Siga, curta e

Receba nossa

Compartilhe

  • icon_instagram
  • icon_facebook
  • icon_mail
  • icon_phone

Newsletter

Urbitá é um projeto da