• Urbitá

Urbitá indica: Livros para quem ama cidades e quer entender melhor sua dinâmica

Atualizado: Jul 5



A temporada é de bons livros para quem gosta de cidades e quer entender melhor suas dinâmicas, seja pela perspectiva econômica, ambiental ou da arquitetura.


Separamos algumas dicas de lançamentos que valem a pena nesta série #UrbitaIndica, começando pelo World Travel, do chef Anthony Bourdain, ícone da gastronomia mundial morto em 2018. O livro é uma coleção de ensaios sobre suas andanças em cidades do mundo todo, desde seu bairro natal, em Nova York, passando por Bornéu, na Malásia, Buenos Aires, Xangai, Tanzânia e o deserto de Omã. A obra já está na lista de best sellers do New York Times.


Nossa próxima dica de leitura é o “Lições Amargas: Uma História Provisória da Atualidade” do economista, ex-presidente do Banco Central do Brasil e um dos pais do Real, Gustavo Franco, que acaba de chegar às livrarias.


Tendo o contexto da pandemia da covid-19 como pontapé inicial, Franco faz uma análise inovadora da economia brasileira. O setor de serviços se tornou motor do desenvolvimento urbano, mas vive um momento delicado. Sua análise engloba desde a estagnação durante o Império até as consequências da adoção do bitcoin. Um dos pontos centrais é o desperdício de oportunidades, o que leva os brasileiros a constantemente flertarem com o fracasso e ainda assim acreditarem estar predestinados ao sucesso. O autor evidencia a tendência brasileira de adiar reformas, que ficam velhas antes mesmo de serem aprovadas, e defende a necessidade de atualizar o conceito da palavra em uma realidade pós pandêmica. “Uma onda de reformas seguindo-se à pandemia talvez possa ser transformadora e abrir novas possibilidades de progresso”, escreve o economista. Para muitas cidades, as reformas representam a chance de encontrar alternativas e soluções de desenvolvimento.