top of page

Venda de bicicletas dobra durante pandemia de Covid-19 e indica novo estilo de vida



Dentre as diversas consequências da crise do coronavírus, as mudanças no transporte público estão entre as mais sentidas e devem influenciar o futuro de nossas cidades.

Uma reportagem da Bloomberg mostra que os sistemas de compartilhamento -- até então, em processo de expansão e crescimento -- foram duramente atingidas pelo contexto atual. A Uber teve suas reservas globais reduzidas em até 80% quando comparadas com os resultados do ano anterior; já o aluguel de patinetes elétricos caiu praticamente 100%, conforme análise do The New York Times sobre os gastos dos americanos durante a crise.

Em contrapartida, a bicicleta se torna cada vez mais viável e acessível, pois permite escapar dos meios de transporte aglomerados. A compra de bicicletas pessoais nos EUA dobrou quando comparados os meses de março em 2019 e 2020, de acordo com o NPD Group.

Em maio, Pequim demonstrou um aumento de 150% dos sistemas de aluguel compartilhado, segundo pesquisa do ITDP. Já Nova York verificou aumento dos sistemas de compartilhamento de bicicletas de 67% em março. Casos como esses mostram que a tendência deve permanecer mesmo após a crise.


bottom of page