• Urbitá

Você sabe o que cada estilo e movimento da arquitetura representa?

Atualizado: Mar 11


Quem gosta de observar as paisagens urbanas sabe que as construções podem contar histórias e até representar um modo de pensar. Estilos e movimentos arquitetônicos são a expressão de técnicas e da escolha por certas formas e materiais. Mas você sabe o que cada um deles representa?

Então vamos começar pelo começo: a arquitetura clássica. São as edificações da Grécia Antiga que datam dos séculos VII a IV a.C. Grandes templos religiosos em pedra são a expressão máxima desse estilo, sendo o mais famoso deles o Partenon de Atenas, dedicado à deusa grega Atena. As construções se destacam pela ordem e simetria com forte presença de colunas.



Além da Grécia, Roma Antiga também deixou seu legado arquitetônico. É o estilo românico, produzido entre os séculos 6 e 11. As construções têm paredes grossas com aberturas mínimas em arcos semi-circulares, o que era também uma estratégia de proteção contra guerras, como as Cruzadas. Entre seus exemplares está a Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, que data desse período.

Esse é mais um dos estilos arquitetônicos que encontramos na paisagem das cidades, neste caso, apenas dos locais que fizeram parte do extenso território do Império Romano, que se alastrou desde o mar Mediterrâneo europeu até parte da África e Ásia.