top of page

Integração social, recuperação ambiental e lazer em um só lugar.

Atualizado: 15 de mar.

O Parque Guiwan, localizado em Shenzen, na China, funciona como um reservatório a céu aberto: nos períodos de cheia, o solo drena a água e evita enchentes, enquanto nos períodos mais frios e secos do ano ele se torna um oásis úmido para plantas e animais. Além de seu importante papel no armazenamento e purificação de água para a cidade, o parque também abriga um grande ecossistema de manguezais, em plena integração com a área costeira, contribuindo para recuperar a biodiversidade da região.


Reprodução: Holi Photography


A combinação de funcionalidades dentro do complexo verde – que contribui para a integração social, recuperação ambiental, lazer e muito mais – rendeu ao escritório de arquitetura Field Operations o prêmio Professional General Design Honor Award. Ao todo, foi empregada uma equipe multidisciplinar com mais de 19 áreas de especialidade: além de arquitetos e urbanistas, o projeto dependeu também de engenheiros, geólogos e pesquisadores em mobilidade para chegar a seu resultado final.


Reprodução: Holi Photography


A água e os espaços verdes são áreas fundamentais para o bom funcionamento de uma cidade: quando bem planejados, eles têm o poder de proporcionar benefícios não só a seus cidadãos, mas também à fauna e à flora natural daquela região.

bottom of page