top of page

A Cidade de 1 Minuto

Atualizado: 7 de fev.

Quando proposta pela primeira vez em 2016 pelo urbanista Carlos Moreno, a Cidade de 15 Minutos parecia uma utopia. Mas uma medida ainda mais ousada vem se tornando realidade para diversos moradores das cidades de Estocolmo e outras da Suécia: é a Cidade de 1 Minuto, projeto que será implementado pela Street Moves em todo o país até 2030.


Enquanto a cidade de 15 minutos propõe acessar todos os tipos de serviços – transporte público, restaurantes, cafés, trabalho – em um mesmo bairro, a cidade de um minuto busca trazer essas funcionalidades para ainda mais perto, na mesma rua em que se mora. Assim, cria-se uma forte rede de estabelecimentos locais, que valoriza os pequenos produtores e comerciantes enquanto abastece mais facilmente diversas famílias. Também faz parte do projeto a inclusão de áreas de descanso, parquinhos, ciclovias e bicicletários de acordo com as necessidades dos moradores de cada rua, adaptando a paisagem urbana e trazendo a ela mais funcionalidade.


Atingir o máximo de dinamismo e fluidez para o dia a dia dos moradores é objeto de estudo por todo o mundo, do qual resultam proposições ousadas que instigam à reflexão. Proporcionar uma cidade mais eficiente e conectada às necessidades individuais também é nossa meta do projetar espaços urbanos na Cidade Urbitá.

コメント


bottom of page